O apoio e alojamento dado às startups pelas incubadoras é fundamental nesta fase. O Vale Incubação Covid-19 visa conceder apoios a startups com menos de 5 anos (atualmente 1 ano), através da contratação de serviços de incubação, com apoio sob a forma de um incentivo não reembolsável a 100%.

Os serviços serão prestados pelas incubadoras já acreditadas e pertencentes à Rede Nacional de Incubadoras (RNI).

 Impacto

Com esta iniciativa pretende-se a manutenção da rede de apoio às startups e de serviços essenciais nesta fase de crise, de forma a garantir uma recuperação efetiva e mais rápida do pós-pandemia Covid-19.

Apoio

Vale simplificado de pagamento imediato Incentivo de 1.500€ em serviços de incubação (incluindo rendas, telecomunicações, outros)

Investimento esperado

4M € (assumindo 2.500 startups) Fonte: IAPMEI / PO´s Regionais

Condições

Não despedimento de trabalhadores durante o ano 2020 sob pena de reembolso do incentivo Registo no portal Startup Hub e na Rede Nacional de Incubadoras.

Elegibilidade

Startups e incubadoras registadas na Rede Nacional de Incubadoras Startups que já tinham usufruído deste vale no regime anterior, são igualmente elegíveis para este específico para Covid-19.

Note que:

Visa também identificar e suprir lacunas a nível regional e sectorial e promover a cooperação e partilha de recursos físicos e de know-how, de redes de mentores e investidores, promover a formação dos seus gestores, a profissionalização dos serviços oferecidos a empreendedores e empresas incubadas e um aumento da competitividade das incubadoras portuguesas, a nível nacional e internacional.

Pretende se assim colocar as incubadoras e aceleradoras num papel central do ecossistema de empreendedorismo. A Rede Nacional de Incubadoras tem como objetivo identificar, mapear e interligar as incubadoras e aceleradoras existentes no País, criadas por iniciativa de universidades, polos científicos e tecnológicos, autarquias, empresas privadas ou entidades estrangeiras.