Empreendedorismo Social

O Empreendedorismo social é um conceito abordado pela sociedade no século XXI, que se tem vindo a tornar popular e, felizmente, a concentrar cada vez mais atenção por parte de diversos órgãos públicos e privados, entidades profissionais ligada às atividades económicas e académica.

O empreendedor é, assim, o agente social que provoca a mudança, devendo ter sempre presente a objetividade do problema concreto e a procura de uma solução vencedora que, concretize o seu principal propósito: o de criar valor social.

Por outras palavras, poder-se-á afirmar que no empreendedorismo social o foco está mais orientado para a inovação e o impacto, em detrimento da geração de rendimento. Contudo, é possível e desejável que os “dois caminho” coexistam. Os projetos com desígnio social devem ser autossustentáveis, devem ser capazes de criar riqueza, mas não a devem ter como principal objetivo.

O objetivo passa por identificar situações em que uma parte da sociedade está negligenciada ou desfavorecida, construindo alternativas que solucionem esses problemas, resolvendo as suas causas basilares e não se limitando à resolução dos sintomas que se manifestam e são visíveis no momento.

Neste contexto, mais do que nunca, percebe-se que as parcerias, o trabalho cooperativo, a cocriação e o networking são fundamentais para a sustentabilidade dos empreendimentos, para a resolução dos problemas e para a dinamização de uma melhor qualidade de vida para todos.

A atual crise em que vivemos, provocada pela COVID-19, com efeitos catastróficos e com características bastante diferentes das crises anteriores, é um exemplo que nos ajuda a corroborar estas afirmações. O avanço tecnológico fantástico das últimas décadas alterou o comportamento do setor produtivo e do consumidor. Maior enfoque no lucro, no crescimento económico, sem atender às necessidades das gerações futuras e à escassez dos recursos. Hoje percebemos que, se calhar mais importante do que ganhar dinheiro e aceder a todos os bens materiais, é importante pensarmos de uma forma mais coletiva, mais altruísta e mais orientada para o bem comum, caso contrário é a própria existência do ser humano que poderá ser posta em causa.

Numa era marcada pela informação e conhecimento, torna-se imperativo a criação de valor e a diferenciação. Torna-se crucial responder de forma eficaz às exigências de hoje mas, sobretudo, pensar no futuro. Construir o futuro que desejamos e onde nos revemos.

O empreendedorismo e a inovação são as palavras de ordem. É necessário que nos reinventemos, nos adaptemos rapidamente às mudanças e consigamos dar resposta eficiente. Portugal tem sido um bom exemplo e conseguimos identificar muitas boas Práticas que, de forma empreendedora e com enfoque social, apareceram para nos ajudar a ultrapassar as adversidades.

Muitas das adversidades podem ser aproveitadas para novos empreendimentos. Foquemo-nos mais nas soluções e nos problemas. Olhemos para quem já descobriu oportunidades e reinventou os seus modelos de negócio.

Pensar de forma diferente… focar na solução e não no problema…. querer… acreditar… atuar…. Todos podemos e devemos contribuir para a mudança que acrescente valor. Sejamos criativos, inovadores… empreendamos!

Teresa Dieguez

15-05-2020