Empreendedorismo na Eslovénia.

De acordo com um inquérito em que participaram mais de duzentas mil pessoas e 4.000 especialistas empreendedores de 62 países, a quota de empresários na Eslovénia diminuiu no ano passado e estabilizou ao nível de 2013. Em média, uma em cada três empresas surgiu por necessidade. É uma forma de empreendedorismo aquela em que os fundadores abrem uma empresa com o objetivo de gerar lucro para a sobrevivência dos proprietários ou co-proprietários.

Artigo de opinião escrito ao abrigo da parceira estabelecida com a Mobility Friends.

A estabilização da tendência de criação de empresas por necessidade é um bom sinal, na interpretação da pesquisa, uma vez que tais empreendedores são, em média, menos orientados para o desenvolvimento, mas ao mesmo tempo empregam menos e são menos competitivos.

  • Mais e mais insights sobre oportunidades de negócios

Os resultados do monitor empreendedor também mostraram que a atividade empreendedora precoce da população adulta diminuiu ligeiramente no último ano (atualmente 5,9 por cento), mas de acordo com o inquérito, há mais percepção de oportunidades de negócio.

Ao mesmo tempo, os pesquisadores estão convencidos de que isso pode significar uma maior participação no empreendedorismo no futuro. Conforme explicam, isso só poderá ser alcançado “se o Estado entender que o empreendedorismo de qualidade é fundamental para a recuperação económica e vai melhorar o ecossistema de negócios, especialmente a política tributária e os entraves burocráticos”.

  • Os empresários eslovenos são respeitados

De acordo com a pesquisa, os empresários de sucesso são respeitados na sociedade eslovena – a maioria dos entrevistados está convencida disso. Estes dados colocam a Eslovénia em sétimo lugar na escala europeia. Uma classificação alta significa que as pessoas valorizam o esforço e a inovação de indivíduos que podem construir um negócio de sucesso. O maior respeito pelos empresários na Europa é expresso na Finlândia, à escala global em Israel, e os menos respeitados são os empresários croatas.

  • Na Eslovênia apenas um décimo pensou em empreendedorismo

A Eslovénia encontra-se assim numa situação paradoxal, visto que, de acordo com o inquérito, os cidadãos acreditam ter conhecimentos e aptidões para o empreendedorismo, comparam-se com outros países e têm menos medo do fracasso, mas não decidem ingressar no empreendedorismo.

  • Educação

Aconselhamento em grupo antes do registo da empresa

Está a pensar em empreendedorismo, mas não sabe por onde começar?

Mais Informações no GEM

  • Empreendedorismo na Eslovênia com um monitor global de negócios

O Global Entrepreneurship Monitor (GEM) é o maior e mais desenvolvido programa de pesquisa em empreendedorismo do mundo. A Eslovênia ingressou na pesquisa em 2002, três anos depois de ter sido desenvolvida pelo Babson College e pela London Business School.

O GEM examina os estágios iniciais da atividade empresarial, empresas estabelecidas e os fatores que influenciam a criação de novas empresas. Este programa está também à procura de respostas para a questão de quão empreendedora é a Eslovénia, de como se classifica no domínio do empreendedorismo à escala global e, de como poderia acelerar ainda mais o empreendedorismo.

  • Entidades ligadas ao empreendedorismo

The Business Center – Virtual Office Ljubljana

Feniks Business Center

Kristalna palača

ABC Accelerator

Regus – Ljubljana, City Centre – Republic Square

Entrepreneurial Center Pegasus

Zavod mladi podjetnik

Faculty of Commercial and Business Sciences

Slovenija Info Portal

Regus – Trieste – Riva Gulli

Konica Minolta Business Solutions Slovenija, poslovne rešitve, d.o.o.

RE/MAX Commercial Slovenija

NotBadLab, Business Solutions

MP hub. coworking

elopment Ltd.

Stoja Trade zastopstvo, posredništvo in finančni inženiring, d.o.o., Ljubljana

Solvera Lynx nove tehnologije za Energetiko d.o.o.

Business – Center Wember

 

Eva and Zorica, with Júlio Lourenço

in VilaWork – Barcelos Business Center

OUT 2021