A IMPORTÂNCIA DE UM/A CONSULTOR/A PARA AS EMPRESAS

A visão de futuro de uma empresa, deve incluir a transformação digital e o consultor certo para a fazer crescer.

O ritmo da mudança na transformação digital é exponencial. Existem novas maneiras de interagir com clientes, mais inovação no mercado e mais oportunidades para aproveitar os conhecimentos para os benefícios que traz a transformação digital.
Um estudo da Cisco estima que em 2020, existirão 20,6 bilhões de dispositivos em rede no mundo inteiro. 50% destes será móvel, contribuindo para um enorme crescimento de dados móveis até 2020. Ou seja, os clientes estão cada vez mais na internet através do telemóvel, e isso diz muito sobre a forma que devemos comunicar com eles.
Agora, mais do que nunca, a organização das estratégias é fundamental para os negócios. A visão de uma empresa para o futuro, deve incluir a transformação digital a fim de crescer e competir eficazmente.
A transformação digital não é um conceito para o futuro, mas sim algo a ser praticado hoje para garantir a existência das empresas no futuro.
Isto é um desafio para os líderes e para a tecnologia dentro de um negócio. Daí ser extremamente necessário que o líder/CEO da empresa tenha ao seu lado um consultor especializado para a correta ou pelo menos mais assertiva tomada de decisão.
Muitas vezes, quando explico o que faço como consultora, sou confrontada pela questão: porque precisam as empresas de contratar consultores em primeiro lugar?
Por mais desconcertante que possa ser para mim, a pergunta faz sentido: à primeira vista, pode ser intrigante o porquê de as empresas não resolverem os seus próprios problemas, seja um esforço de redução de custos ou uma nova entrada no mercado – pois bem, o problema reside nelas mesmas. Há muitas razões pelas quais as empresas realmente precisam de consultores, sendo que do nosso ponto de vista, o consultor é indispensável, porque:
  1. É um observador objetivo e com a visão de outsider. Tal como na nossa vida pessoal, nos voltamos para os amigos e família para nos aconselharem, para assuntos profissionais ou novos projetos, temos forçosamente de nos voltar para um especialista em negócios. Mas isso não é apenas uma opinião: como os consultores costumam trabalhar com muitas empresas diferentes, podem já ter resolvido esse mesmo problema no passado com outra pessoa, podem realmente fornecer uma perspetiva baseada no que viram (ou não) antes. E, dada essa experiência, muitas vezes trazem ideias novas e inovadoras ou possíveis desafios, que os clientes provavelmente não conseguiriam encontrar sozinhos.
  2. Para ter uma skill específica. Muitas vezes os empresários contratam profissionais que têm um conjunto de habilidades específicas, que precisam resolver no imediato e que nenhum colaborador interno da empresa possui. Em instâncias como esta, os consultores basicamente servem como funcionários temporários e altamente qualificados.
  3. Ajuda com o lançamento de um negócio. Devido à falta de experiência anterior ou conhecimento, muitas vezes os novos empreendedores, precisam de alguém para ajudá-los nos primeiros passos de desenvolvimento do negócio. Um serviço de consultoria bom, garante lançamentos bem-sucedidos das operações usando métodos já comprovados.
  4. Para reduzir despesas. Contratar um consultor pode traduzir-se em poupar centenas de euros por semana, porque não precisam de benefícios como os colaboradores em tempo inteiro. Em geral, pode parecer que o custo do consultor é maior do que o salário de um colaborador interno, mas não por muito tempo. Reduzir as despesas, para os nossos consultores, também significa olhar para as despesas que a empresa tem com a eletricidade, gás e telecomunicações, pois simulamos qual será a melhor opção de mercado para os nossos clientes.
  5. Para a empresa não sair da zona de conforto. Às vezes, quando as empresas estão a trabalhar num problema complexo ou num projeto controverso, pode ser difícil tomar decisões ou tomar as ações necessárias sem se envolverem emocionalmente ou por questões políticas, por esbarrar diretamente com os valores da empresa, entre outras. Então, contratam consultores para fornecer uma opinião imparcial.
  6. Ajudar na otimização dos negócios. Muitos empresários perante o crescimento extremamente rápido, começam a pensar “Eu preciso de ajuda no meu negócio”. Então, talvez seja hora de recorrer a um consultor. Como perito pode avaliar rapidamente todas as áreas do negócio e com base nisso determinar os processos para aumentar a produtividade e oferecer alguns desafios benéficos para o crescimento do projeto.
  7. Determinar a raiz de um problema. Vamos admiti-lo: mais cedo ou mais tarde, todos os negócios têm problemas temporários, como a queda das vendas, ou nenhum fluxo de novos clientes. Neste caso, o papel do consultor é analisar e diagnosticar. Especialmente, na transformação digital, a forma como está presente no mercado, como comunica com os clientes nas redes sociais e como pode vender online.
  8. Permitir adaptação. Implementar mudanças num negócio pode ser muito difícil por causa da falta de habilidades especificas, para efetuar estas alterações. Neste caso, a consultoria é extremamente saudável para o negócio, pois o consultor sabe o que fazer e pode fazer as coisas sem qualquer risco para a empresa e sem a constante preocupação com motivação diária dos funcionários.
  9. A necessidade de sair da caixa. Quando tem um orçamento muito apertado, o empresário precisa ser mais criativo para atingir os seus objetivos. O consultor fornece uma abordagem inovadora, que apesar de ter alguns custos, vai salvar muito tempo para conseguir pretendido. E já diz o ditado que “tempo é dinheiro!”.
  10. Partilha de contactos. Os consultores possuem listas de contatos com todos os negócios que podem promover a sinergia entre as empresas, suas clientes. Então, se quer explorar esse conhecimento, pergunte aos nossos consultores.
Os consultores realmente apoiam as empresas de várias maneiras e, como consultora, já pude participar em diversas situações difíceis.
Através da transformação digital e da redução das despesas com energia e telecomunicações, as empresas têm assim mais espaço para crescer e poderem ser ajudadas por nós nesse processo. Temos uma panóplia de serviços de eficiência energética para gás e eletricidade, que com certeza ajudam o empresário na tomada de decisão para a sua empresa.
Uma rede de parceiros de topo que fazem com que os nossos clientes personalizem ao máximo as opções que se adequam melhor ao seu tipo de negócio, sempre com o melhor aconselhamento possível – o da Almabiz®.
Um trabalho desafiante, para solucionadores de problemas como eu, que transforma problemas em soluções de confiança.

Susana Linhares

23-03-2019