Competências técnicas e sociais

 Na vertente profissional temos de reunir um conjunto de competências, sendo a criatividade e capacidade de adaptação à função profissional um dos sinónimos de competências técnicas.

Não basta ter um canudo para o mercado de trabalho se abrir, os instrumentos de trabalho que desenvolvemos são a chave do nosso sucesso profissional e estando as competências técnicas de mãos dadas com as competências sociais, para além da dedicação, a relação humana é o que dá sentido aos negócios e a razão de existir uma vida profissional.

A qualidade das nossas relações interpessoais será fundamental para desenvolvermos uma vasta e congruente lista de contactos que está em constante crescimento, por meio de sugestão de amigos, conhecidos ou pessoas próximas que referem o nosso trabalho como sendo de excelência, mesmo por vezes não o conhecendo na prática. Isso deve-se ao facto de para além do que desenvolvemos no trabalho, nos preocuparmos em ser altruístas para com os outros, pensando também nos outros e não só no próprio “umbigo”.

É preciso algum estudo e força de vontade forte para melhorar as competências sociais, pois normalmente está associado à nossa personalidade.

Numa outra esfera, as competências técnicas são ganhas através da nossa superação e resiliência, da repetição que é a “mãe” de todas as competências e no apreço que é o “pai”, ou seja se queremos dominar uma nova competência temos de a repetir vezes sem conta até a dominarmos e quando a dominarmos, celebrar a vitória dando apreço ao feito conquistado e definindo novas metas.

Podemos ser contratados pela capacidade de trabalho que demonstramos e ser demitidos por falta de competências sociais.

Através das nossas competências técnicas podemos atrair novos clientes pela qualidade do serviço, mas as competências sociais definem a duração do tempo em que o cliente fica associado a determinado serviço.

“As pessoas são quem fazem os projetos” é a combinação das competências técnicas e sociais satisfazendo os clientes, de forma a angariá-los e fidelizá-los.”

 

Pedro Lamego

10-06-2020